Coordenador : Jose Andres Santisteban Larrea
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390089.2206.27913.11042023
Departamento/Setor: TEE
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pessoas com diversas deficiências que sejam candidatas ao beneficio que oferece a tecnologia assistiva.
Local de atuação: As atividades serão concentradas no Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamento e Controle (LEPAC), sala 237 A, Bloco D, da Escola de Engenharia.
Objetivo
1. Identificação, por parte de alunos, da realidade de pessoas com diversos tipos de deficiências, seja no seu entorno familiar como nas suas vizinhanças. 2. Identificação de equipamentos oferecidos comercialmente para atender as necessidades das pessoas com deficiências. 3. Identificação, por parte dos alunos, dos princípios de operação dos equipamentos com tecnologia assistiva, relacionando-os aos conceitos adquiridos nas disciplinas ao longo do seu curso de engenharia. 4. Avaliar a fatibilidade de construção de alguns equipamentos com tecnologia assistiva, no ambiente acadêmico, semelhantes aos disponíveis comercialmente mas com menores custos. Inclui-se neste objetivo a possibilidade de obtenção de recursos tanto de orgãos públicos como privados. 5. Apresentar para o público com deficiências, propostas possíveis de ajuda. 6.- Encorajar os alunos sobre a factibilidade de emprender na fabricação de equipamentos com tecnologia assistiva. 7.- Encorajar os alunos para realizar trabalhos de conclusão de curso com a temática da tecnologia assistiva.
Resumo
Segundo dados de diversas organizações nacionais e internacionais, o número de pessoas com deficiências físicas, embora não seja percentualmente significativo em relação ao restante da população, se traduz em efeitos significativos não somente entre os próprios deficientes mas também na própria sociedade que é obrigada pelas legislações a facilitar o desenvolvimento pessoal dos indivíduos com deficiências, contemplando o nível psicológico, social ou econômico, tanto no ambiente doméstico como no ambiente laboral. Nesse sentido, ao longo das últimas décadas se constata a oferta de diversos produtos que contribuem com a melhora na qualidade de vida das pessoas afetadas. Contudo, verifica-se no Brasil que a maior parte da tecnologia envolvida com esses produtos tem origem estrangeira, o que explica, de alguma forma, os seus altos preços no mercado nacional. Desta forma, o intuito desta proposta é permitir que os alunos do curso de Engenharia Elétrica, principalmente, tenham contato com o universo das pessoas com deficiências, de tal forma que percebam que os conhecimentos adquiridos na Universidade encontram aplicação na melhoria de qualidade de vida dessas pessoas, ao mesmo tempo que considerem as possibilidades de empreendedorismo nesta área, assim como também as possibilidades de atenção que a própria Universidade poderia proporcionar aos indivíduos com necessidades especiais.